O “desejo de saber” segundo o texto é aquele intrínseco do ser humano a curiosidade, o desejo pela descoberta. Este surge já na infância seja pelo desejo de saber mais sobre as diferenças de gênero, sejam corporais ou relacionadas aos papeis sociais. Essa também é conhecida como a famosa fase dos porquês onde as crianças buscam desenfreadamente respostas para seus questionamentos sobre os mais diversos assuntos.
Em relação ao conceito de transferência podemos dizer que este é quase que auto explicativo, pois refere-se ao fato de transferir experiências vividas em certa situação ou com uma pessoa para novas situações e outras pessoas. Um exemplo são mulheres que tem dificuldades de relacionamento pois vivenciaram traumas de infância relacionados a figura do pai (autoritário, agressivo, ausente) que se refletem no medo de relacionar-se, transferindo a todos os homens a figura do pai. É algo que é do inconsciente.
A contratransferência refere-se as lembranças ou marcas no inconsciente que fazem com que no identifiquemos com certos, lugares, cheiros, sabores... E que como professores também se refletem na maneira como vemos nossos alunos, nossa afeição repentina ou aquela dificuldade de convivência. Antes de professores somos humanos e passíveis a esses sentimentos, que vamos aprendendo a lidar da melhor maneira possível em nosso cotidiano escolar.

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