Ambos autores Momo e Sarmento caracterizam através de diferentes nomenclaturas o momento presente. Embora utilizem nomes diferentes para caracterizar este tempo histórico os autores convergem na ideia de que estamos vivendo uma fase de transição onde ideologias, certezas e crenças vem sendo quebradas a cada nova mudança social, tecnológica ou científica.
Todas essas mudanças influem também nos conceitos de infância, a partir do século XX surge o que o autor classifica como Administração Simbólica da Infância, um esforço pela normalização e homogenização das infâncias. São conceitos ou regras que embora não ditadas ou escritas convergem em manter certos padrões na infância. Essas "regras" procuram condicionar a vida da criança na sociedade, os lugares que pode ou não frequentar, suas "obrigações" e atitudes esperadas. Neste processo família e escola procuram seguir piamente o que é correto ou não em relação a infância sem discutir ou questionar, encaixando as crianças num padrão social esperado.
Dentro desta perspectiva podemos considerar a Reinstitucionalização na Segunda Modernidade como a mudança nas ideias e concepções sobre a infância. Este conjunto de rupturas sociais que retrata a segunda Modernidade e seus impactos na vida infantil. Esta série de rupturas econômicas, sociais, políticas são fatores que influenciam para a instabilidade na modernidade, o que se reflete também nas infâncias...
Como educadora não posso acreditar na morte da infância apontada por alguns, penso que é de responsabilidade de todos repensar a infância, não como um período transitório que logo chegará ao fim, e sim como classe presente na sociedade. Para tanto, é preciso que a infância seja respeitada e que haja condições para a saúde, segurança, e desenvolvimento infantil. Trabalho com crianças todos os dias, vejo as influências desta pós modernidade nelas. Mas, elas brincam, interagem, vivenciam, experimentam com curiosidade, mesmo cercadas por todas essas mudanças. Sempre haverá lugar para a infância, ela sempre encontrará uma maneira de existir a qualquer tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário