Fiquei muito feliz com a aula do dia 26/10, afinal, não sou uma bruxa malvada!!!Mas, calma deixe-me explicar o porque desta conclusão. Como sabem, trabalho em uma Escola Municipal de Educação Infantil no Município de Novo Hamburgo, uma das chamadas escolas da Proinfância. Um conceito de escola ainda novo, onde uma das principais características é o fato de respeitar a "liberdade" das crianças retirando mesas e qualquer atividade que possibilite a alfabetização ou o letramento.
Claro, que sou contra estas concepções, penso que nada justifica impedirmos este processo natural presente em nossas crianças que tem tanto acesso as mídias e tecnologias em geral. Claro, isso me torna uma bruxa malvada que quer discutir com autores renomados a esse respeito. O que acontece é que também tenho experiência em turmas de alfabetização, inclusive fui aluna do PNAIC, e tenho certeza que a alfabetização pode, sim, acontecer de maneira lúdica e divertida. É óbvio que sou contra, também, aqueles métodos rígidos e maçantes, o copiar por copiar e os cadernos de caligrafia sem fim. Mas, também sei que é impossível dar conta dos conteúdos propostos para os anos iniciais se a Educação Infantil for um período totalmente iletrado.
Como minha visão sobre o letramento na educação infantil é oposta ao que o município tem em relação a educação infantil, fui realizando meus trabalhos em sala e sendo a bruxa malvada nas discussões de grupo, acompanhada é claro por algumas poucas colegas que compartilham minha revolta. Fiquei muito feliz com a aula da professora Ana Maria Rangel que como alfabetizadora defendeu a ideia de oportunizarmos para as crianças, desde bem pequenas, o acesso ao mundo letrado. Ressaltando, claro que esse processo deve acontecer de maneira lúdica, através de jogos, brincadeiras e muita diversão...
Finalizo meu poste com uma afirmação, com a qual concordo em gênero, número e grau:
"Em um mundo totalmente letrado impedir ou retardar o processo de alfabetização é um erro."
Seguem algumas fotos dos meus aluninhos de faixa etária 2 fazendo leitura de imagens no jornal, foi uma experiência incrível!!!!Lindos desenvolvendo a oralidade e reconhecendo o josrnal como fonte de pesquisa!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário