quarta-feira, 4 de novembro de 2015

As Mídias e a Erotização Infantil



 
Uma das coisas mais fáceis de encontrar nos diversos meios de comunicação são reportagens que sugerem a erotização infantil e o consumo desenfreado  dos mais diversos produtos.  Em uma sociedade extremamente consumista não impressiona que as crianças sejam alvo desta verdadeira indústria de compra. 
A partir da década de 50 a criança começou a ser vista como “consumidoras” em potencial, e então um gama de propagandas passou a fazer parte do universo infantil.  O CONANDA ( Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente ), propõe uma resolução para proibir a veiculação que proíbe a publicidade infantil, permitindo apenas propagandas que estimulem os cuidados com as crianças, a respeito de alimentação e saúde.
Obviamente há uma resistência por parte das empresas em cumprir  resolução. Em países como Suécia, Alemanha, e Canadá   existem legislações bem rígidas a respeito do que chamam de “métodos de persuasão infantil”, segundo essas leis a propaganda infantil  é comparada ao assedio moral ou sexual.
A imagem que escolhi para relatar, acima relacionada, trata-se da propaganda de uma famosa marca de sapatos femininos. Na propaganda a menina bastante maquiada, rodeada de sapatos de salto e maquiagens. O que mais surpreende é o fato da propaganda ser voltada para o dia das crianças, que conceito de criança é este? Mais revoltante é a frase “A melhor maneira de tornar as crianças boas, é torna-las felizes”, do escritor  Oscar Wild . O que a propaganda quer relacionar? Para a criança ser feliz precisa ser adultilizada e perder sua essência?
Enfim, nós como educadores, pais, tios... Devemos estar atentos a mensagem que a mídia oferece para nossas crianças, e os conceitos de infância que passamos a diante.

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