sábado, 1 de outubro de 2016

Pertencimento ao espaço escolar

O sentimento de pertencimento faz parte da construção da identidade pelo sujeito, são várias as situações do dia a dia que interferem nesta construção. Questões religiosas, culturais, históricas e geográficas devem ser respeitadas n ambiente escolar,  o ambiente que leva m conta tais aspectos contribui para que o sujeito sinta-se pertencente e construa seu caráter crítico em questões cotidianas.  Pertencimento está diretamente ligado  a identidade cultural de cada sujeito, segundo Hall (2003), entende-se [...] “os aspectos de nossas identidades que surgem de nosso pertencimento a culturas étnicas, raciais, linguísticas, religiosas e acima de tudo nacionais". (Hall, 2003, p. 8). Já o pertencimento remete as vivências de cada sujeito e o compartilhamento dessas vivências,  disponibilizar espaço para que o sujeito entenda-se como pertencente ao espaço é entende-lo como potente e participante ativo de todos os processos que envolvem o ambiente escolar. Essa construção acontece através das relações sociais e com o meio para Bonnemaison (2002): “A correspondência entre o homem e o lugar, entre uma sociedade e sua paisagem, está carregada de afetividade e exprime uma relação cultural no sentido amplo da palavra” (Bonnemaison, 2002, p. 91).
Trabalho em uma escola de educação infantil e escolhi para demonstrar uma das maneiras que trabalhamos a noção de pertencimento a horta escolar, cuidam dela os alunos da FE4, eles são responsáveis pelo cuidado, plantio, regam e participam da colheita. Essa vivência proporciona as relações sociais, o cuidado com o meio ambiente, e o prazer de fazer parte e construir juntos é maravilhoso!   




Nenhum comentário:

Postar um comentário