O sentimento
de pertencimento faz parte da construção da identidade pelo sujeito, são várias
as situações do dia a dia que interferem nesta construção. Questões religiosas,
culturais, históricas e geográficas devem ser respeitadas n ambiente
escolar, o ambiente que leva m conta
tais aspectos contribui para que o sujeito sinta-se pertencente e construa seu
caráter crítico em questões cotidianas.
Pertencimento está diretamente ligado
a identidade cultural de cada sujeito, segundo Hall (2003), entende-se
[...] “os aspectos de nossas identidades que surgem de nosso pertencimento a
culturas étnicas, raciais, linguísticas, religiosas e acima de tudo
nacionais". (Hall, 2003, p. 8). Já o pertencimento remete as vivências de
cada sujeito e o compartilhamento dessas vivências, disponibilizar espaço para que o sujeito
entenda-se como pertencente ao espaço é entende-lo como potente e participante
ativo de todos os processos que envolvem o ambiente escolar. Essa construção
acontece através das relações sociais e com o meio para Bonnemaison (2002): “A
correspondência entre o homem e o lugar, entre uma sociedade e sua paisagem, está
carregada de afetividade e exprime uma relação cultural no sentido amplo da
palavra” (Bonnemaison, 2002, p. 91).
Trabalho em uma escola de educação infantil e
escolhi para demonstrar uma das maneiras que trabalhamos a noção de
pertencimento a horta escolar, cuidam dela os alunos da FE4, eles são
responsáveis pelo cuidado, plantio, regam e participam da colheita. Essa
vivência proporciona as relações sociais, o cuidado com o meio ambiente, e o
prazer de fazer parte e construir juntos é maravilhoso!
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