sábado, 29 de outubro de 2016

Conceitos Matemáticos na Educação Infantil

Organizar os brinquedos na sala de aula, separar áreas do caderno para diferentes disciplinas ou mesmo arrumar o guarda-roupas são atividades comuns que envolvem elaboração de critérios, observação de características comuns e classificação. Um objeto que lembra essas atividades de formar conjuntos segundo critérios previamente estabelecidos pode ser manipulado ao clicar no ícone ao lado...
Ao lado, apresento um bjeto que envolve a habilidade de comparar




Como sabem trabalho m uma Escola de Educação Infantil no Município de NH, infelizmente em minha escola não há laboratório de informática, existe um certa resistência por parte da prefeitura m disponibilizar o muno digital para os bem pequenos. Acho isso um enorme equivoco, mas pensando nas possibilidades matemáticas propostas escolhi esses dois objetos pra fazer atividades com material concreto. A primeira pode acontecer concretamente diante da classificação dos brinquedos. Na verdade ela acontece de maneira bastante automática no momento de guardar, separamos os brinquedos por classes e na hora d guardar as crianças ajudam a separar corretamente. O que cabe ao professor para enriquecer este momento é um olhar mais atento as separações feitas pelas crianças, instigando-os e questionando suas classificações, propondo diferentes critérios.
O segundo objeto que separei foi este jogo com carinhas que explora a capacidade de comparação das crianças, ela pode ser feito com carinhas de EVA em um painel propondo diferentes comparações.
Justificativa: "mesmo as tentativas mais singelas de iniciação à matemática pressupõem um conhecimento da língua materna, ao menos em sua forma oral, o que é essencial para a compreensão do significado dos objetos envolvidos ou das instruções para a ação sobre eles" (Machado, 2001, p.1S).

Pensando nas leituras propostas pelas professoras é fundamental que a escola seja um espaço desafiador e que as áreas do conhecimento sejam trabalhadas de maneira lúdica e criativa. A matemática deve preparar para os desafios do cotidiano e precisa fugir de uma mera decoreba como vemos muitas vezes. Na educação infantil este processo também deve acontecer no dia-a-dia das crianças através de diferentes estratégias concretas que os desafie a utilizar os mais diversos conceitos matemáticos.

Um comentário:

  1. Franciele

    A escola ainda apresenta resistência para o mundo informatizado..mas interessante as propostas apresentadas para a educação infantil.
    Tutora Luciane Machado

    ResponderExcluir