sábado, 29 de outubro de 2016

Noção de Tempo na Educação Infantil

Para os bem pequenos compreender o tempo e a história é um verdadeiro desafio... É muito comum ouvir “Amanhã eu fui”, “ Ontem eu vou”... Para nós professores o ensino de história nesse período também é desafiador. Uma das práticas cotidianas que auxiliam nessa construção do processo histórico são as “rodinhas de novidades”,  nelas as crianças vão construindo noções como as citadas no texto de Hilary Cooper. Neste espaço as crianças vão relatando vão relatando fatos, percebendo as mudanças históricas em seu cotidiano e utilizando  oralidade para narrar. Outra prática comum na educação infantil é  utilização de fotos, muitas vezes deles mesmos, quando bebes para perceberem as mudanças esta atividade relaciona-se ao citado no texto, auxiliando na construção do senso de identidade – visão crítica da história, consciência do passado, respeitando culturas e valorizando experiências pessoais.
Gosto muito de trabalhar conceitos com as crianças pequenas através de histórias, por isso para iniciar a atividade podemos utilizar o livro O Gato Xadrez no Jardim do Relógio...
Gosto muito de trabalhar conceitos com as crianças pequenas através de histórias, por isso para iniciar a atividade podemos utilizar o livro O Gato Xadrez no Jardim do Relógio...

 Está é a história de um gato xadrez que é levado ao Jardim do Relógio onde descobre que para tudo tem hora.  Após ouvir a história vamos montar nossa rotina com fotos de atividades de nosso dia-a-dia. As crianças irão ordenar nossas atividades levando em conta a ordem cronológica do que fazemos. Exemplo:  Chegada, organizar mochilas, hora do brinquedo, lanche...
 Está é a história de um gato xadrez que é levado ao Jardim do Relógio onde descobre que para tudo tem hora.  Após ouvir a história vamos montar nossa rotina com fotos de atividades de nosso dia-a-dia. As crianças irão ordenar nossas atividades levando em conta a ordem cronológica do que fazemos. Exemplo:  Chegada, organizar mochilas, hora do brinquedo, lanche...

Nenhum comentário:

Postar um comentário