Para os bem
pequenos compreender o tempo e a história é um verdadeiro desafio... É muito
comum ouvir “Amanhã eu fui”, “ Ontem eu vou”... Para nós professores o ensino
de história nesse período também é desafiador. Uma das práticas cotidianas que
auxiliam nessa construção do processo histórico são as “rodinhas de novidades”, nelas as crianças vão construindo noções como
as citadas no texto de Hilary Cooper. Neste espaço as crianças vão
relatando vão relatando fatos, percebendo as mudanças históricas em seu
cotidiano e utilizando oralidade para
narrar. Outra prática comum na educação infantil é utilização de fotos, muitas vezes deles
mesmos, quando bebes para perceberem as mudanças esta atividade relaciona-se ao
citado no texto, auxiliando na construção do senso de identidade – visão
crítica da história, consciência do passado, respeitando culturas e valorizando
experiências pessoais.
Gosto muito de trabalhar conceitos com as crianças pequenas através
de histórias, por isso para iniciar a atividade podemos utilizar o livro O Gato
Xadrez no Jardim do Relógio...
Gosto muito de trabalhar conceitos com as crianças pequenas através
de histórias, por isso para iniciar a atividade podemos utilizar o livro O Gato
Xadrez no Jardim do Relógio...
Está é a história de
um gato xadrez que é levado ao Jardim do Relógio onde descobre que para tudo
tem hora. Após ouvir a história vamos
montar nossa rotina com fotos de atividades de nosso dia-a-dia. As crianças
irão ordenar nossas atividades levando em conta a ordem cronológica do que
fazemos. Exemplo: Chegada, organizar
mochilas, hora do brinquedo, lanche...
Está é a história de
um gato xadrez que é levado ao Jardim do Relógio onde descobre que para tudo
tem hora. Após ouvir a história vamos
montar nossa rotina com fotos de atividades de nosso dia-a-dia. As crianças
irão ordenar nossas atividades levando em conta a ordem cronológica do que
fazemos. Exemplo: Chegada, organizar
mochilas, hora do brinquedo, lanche...
Nenhum comentário:
Postar um comentário