sábado, 29 de outubro de 2016

A Organização do Tempo na Escola

Para o professor, na atualidade, o tempo de sala de aula deixa de ser aquele tempo de cumprir com as obrigações, de realizar atividades que se destinam a preencher a carga horária?
Sim ou não: por quê?

A escola como organização necessita seguir algumas regras em relação ao tempo em que as coisas acontecem. Inicia-se essa difícil divisão pelo calendário escolar, um verdadeiro vilão por vezes de um trabalho de qualidade. O currículo escolar através do PPP também é organizado, de maneira que, muitas vezes, dificultam o trabalho engessando os conteúdos e tornando a tarefa de contextualizar, tornar lúdico e trabalhar de maneira critica as diferentes áreas do conhecimento. Além de todas as obrigações da escola também existem as provas externas, os índices do governo, as datas comemorativas e tudo mais para dificultar o processo.
Outro tempo necessário ao professor é o de conhecer seus alunos, entender e compreender como a criança faz suas conexões e fazer o diagnóstico da turma é um tempo fundamental. Além de tudo isso, cada escola deve se organizar de maneira a respeitar a comunidade local, levando em conta a realidade onde está inserida.
Mas, como fazer que tudo isso se encaixe em uma educação de qualidade? O PPP da escola tem a função de articular esses tempos escolares ele deve ser construído em coletividade levando em conta principalmente o olhar dos educadores que em sala de aula enfrentam os desafios de articulação do tempo no dia-a-dia.
Nessa articulação muitas vezes o ensino acaba por ficar compartimentado, dividido em pequenos períodos onde, as disciplinas consideradas mais importantes tem mais tempo do que as demais. Assim muitas vezes o tempo é escasso pra tratar de conteúdos tão importantes.
Enguita (1989) diz:
A sucessão de períodos muito breves – sempre de menos de uma hora – dedicados a matérias muito diferentes entre si, sem necessidade de sequência lógica entre elas, sem atender à melhor ou à pior adequação de seu conteúdo a períodos mais longos ou mais curtos e sem prestar nenhuma atenção à cadência do interesse e do trabalho dos estudantes; em suma, a organização habitual do horário escolar ensina ao estudante que o importante não é a qualidade precisa de seu trabalho, a que o dedica, mas sua duração. A escola é o primeiro cenário em que a criança e o jovem presenciam, aceitam e sofrem a redução de seu trabalho a trabalho abstrato. (ENGUITA, 1989, p.180)

Deste modo diferentes autores e educadores convergem no pensamento de que sim... Muitas vezes o tempo escolar acaba apenas representando um espaço para cumprimento de carga horária e uma busca desesperada por dar conta de uma grade curricular absurda. Sim, muitas vezes em detrimento a cumprir todas as obrigações escolares o ensino é prejudicado. Por isso é muito importante que o tempo escolar seja assunto constante, a fim de buscarmos alternativas para uma educação de qualidade, com prioridades que levem em conta o ensino para a cidadania.

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