Quero dividir com vocês algumas imagens de um trabalho muito bacana que fiz em minha turma de FE2. Construí uma caixa das sensações nela: Luvas coloridas geladas e quentes, guizos, bolinhas de massagem, diferentes texturas, farinha, amido, fofo, duro... Enfim, foi um momento realmente mágico!É incrível como as observações das crianças nos surpreendem, a construção de hipóteses, a experimentação o conflito de sentimentos entre a curiosidade e o medo e por fim, o desvendar... Isso me emociona, isso me faz amar a educação infantil e cada vez mais aprender com os pequenos...
A curiosidade era imensa e antes de disponibilizar para a vivência em si... Sacudi a caixa e perguntei o que havia nela. As respostas foram as mais diversas, esses diálogos que nos mostram quais noções o aluno tem, e que pra mim deveriam também contar muito no ensino fundamental... A criança não percebe que está mostrando o que sabe ela está eufórica, cheia de curiosidade isso é ludicidade!!!
Depois a vivência... Quantas hipóteses construídas em um simples colocar a mão... O medo... A pergunta... O convite "põe a mão comigo"... E finalmente o experimentar!!! Isso é educação infantil, não é o meu trabalho em criar as possibilidades que trago como rico, este é o meu papel.. Quem torna isso rico são as crianças e o que elas fazem a partir do que com simplicidade propus!
[...] uma escola em que seja dada à criança a possibilidade de formar-se, de tornar-se
um homem, de adquirir os critérios gerais que sirvam ao desenvolvimento do caráter
[...] uma escola que não hipoteque o futuro da criança e constranja a sua vontade,
sua inteligência, sua consciência em formação a mover-se dentro de uma bitola, [...]
uma escola de liberdade e de livre iniciativa e não uma escola de escravidão e
mecanicidade (Gramsci apud Mochcovitch, 2001, p.57) 









Lindo teu trabalho Fran!
ResponderExcluirContinue compartilhando!!!
Abraços
Tutora Paty
Obrigada pelo carinho Paty!!! BJuBju
Excluir