sábado, 5 de setembro de 2015

Caixa mágica das sensações!!!

           Quero dividir com vocês algumas imagens de um trabalho muito bacana que fiz em minha turma de FE2. Construí uma caixa das sensações nela: Luvas coloridas geladas e quentes, guizos, bolinhas de massagem, diferentes texturas, farinha, amido, fofo, duro... Enfim, foi um momento realmente mágico!É incrível como as observações das crianças nos surpreendem, a construção de hipóteses, a experimentação o conflito de sentimentos entre a curiosidade e o medo e por fim, o desvendar... Isso me emociona, isso me faz amar a educação infantil e cada vez mais aprender com os pequenos...
            A curiosidade era imensa e antes de disponibilizar para a vivência em si... Sacudi a caixa e perguntei o que havia nela. As respostas foram as mais diversas, esses diálogos que nos mostram quais noções o aluno tem, e que pra mim deveriam também contar muito no ensino fundamental... A criança não percebe que está mostrando o que sabe ela está eufórica, cheia de curiosidade isso é ludicidade!!!
           Depois a vivência... Quantas hipóteses construídas em um simples colocar a mão... O medo... A pergunta... O convite "põe a mão comigo"... E finalmente o experimentar!!! Isso é educação infantil, não é o meu trabalho em criar as possibilidades que trago como rico, este é o meu papel.. Quem torna isso rico são as crianças e o que elas fazem a partir do que com simplicidade propus!
[...] uma escola em que seja dada à criança a possibilidade de formar-se, de tornar-se um homem, de adquirir os critérios gerais que sirvam ao desenvolvimento do caráter [...] uma escola que não hipoteque o futuro da criança e constranja a sua vontade, sua inteligência, sua consciência em formação a mover-se dentro de uma bitola, [...] uma escola de liberdade e de livre iniciativa e não uma escola de escravidão e mecanicidade (Gramsci apud Mochcovitch, 2001, p.57)   
 
 
 
 

2 comentários: