sexta-feira, 25 de setembro de 2015

A Máquina Escolar...

           Trago aqui para meu blog a reflexão sobre o livro A Máquina Escolar proposto como leitura da interdisciplina Espaços e Tempos na perspectiva Histórica.
        Penso que as políticas públicas relacionadas à educação em nosso país ainda são muito precárias. Ao mesmo tempo que propõe diferentes ferramentas avaliativas (totalmente excludentes e fora de contexto), muito pouco se investe realmente em uma educação de qualidade. Na verdade há um viés político ligado a isso, quanto menos a população se interessar pela escola, conhecer seus direitos e e exercer efetivamente sua cidadania ,mais fácil será governar.
        Infelizmente muito pouco vem mudando na organização da escola, embora muitas teorias comprovem a necessidade deste ser um espaço de interação, descoberta e ludicidade ainda é muito comum encontrar nas escolas brasileiras classes enfileiradas, salas onde o silêncio é primordial e conteúdos rigidamente pragmáticos. 
          Felizmente percebe-se o empenho de profissionais do ensino para mudar esta realidade, mesmo dispondo de poucos recursos e incentivo, existem escolas onde uma nova realidade de ensino vem sendo construída. Claro, que um trabalho como este requer esforço e por isso muitos se rendem ao comodismo. Mesmo assim, nas experiências que tive de um ensino baseado na metodologia de projetos, buscando a interação e a ludicidade como ferramenta de ensino sempre tive um retorno maravilhoso dos meus alunos. 
        Crianças interessadas, ativas e participantes de sua aprendizagem por certo, aprendem mais. Penso que nós como educadores devemos começar a plantar essa sementinha, despertar, desacomodar... Desconstruir conceitos para criar algo novo em relação a escola, e essas discussões devem ser trazidas ao grupo de professores, pais e alunos. 
               A escola dos moldes tradicionais é arcaica e ultrapassada, precisamos aderir as novas tecnologias, a nova criança que já nos chega cheia de aprendizagens, que precisamos transformar, descobrir, e qualificar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário