sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Crianças ou adultos em miniatura?



    “O aprendizado depende do nível de desenvolvimento do indivíduo. Ele não pode aprender o que suas estruturas cognitivas ainda não podem absorver” (Piaget).
       Procurando pela internet meu alvo de pesquisa para discutir um pouco sobre a mídia e as infâncias, encontrei no blog acima algo que me intrigou bastante. O a reportagem citada está no Blog de roupas infantis Brandili. E traz uma menina de 5 anos que faz tutoriais de maquiagem para a internet e tem mais de 9 milhões de compartilhamentos. Fiquei me perguntando se ela estivesse brincando de alguma coisa criativa e natural para sua idade se o ibope seria o mesmo... Bem, no blog a empresa compartilha dois vídeos onde a menina ensina a fazer a maquiagem da princesa Elsa do filme Frozem que por coincidência ou não tem uma longa coleção de roupas da marca. 
        Achei interessante o fim da postagem que traz um conselho ou uma defesa as possíveis críticas:
"E se você se perguntou se meninas tão jovens podem se maquiar, tenha em mente que o estímulo deve ser sempre de um jeito saudável – isto é, gente: pode sim, desde que seja parte de uma brincadeira que não vise enquadrar as pequenas em um determinado padrão de beleza, mas que busque apenas estimular a imaginação de um modo divertido."        Não que eu seja contra a brincadeira de se maquiar tão comum entre as meninas, penso que o que torna este fato algo prejudicial é a proporção que isso toma. A internet está cheia de tutoriais de maquiagem feitos por crianças... Onde poucos alertam por exemplo para o mal que um produto para adultos pode causar na pele sensível de uma criança. 
        Também fica aqui minha observação quanto a colocação do blog "mas que busque apenas estimular a imaginação de um modo divertido", fico feliz que se preocupem em estimular a imaginação e a diversão, mas em seu sidebar o espaço para brincadeiras e jogos vem quase no finzinho depois de tópicos como decoração infantil, e crianças famosas... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário