METAS
|
OBJETIVOS
|
PERÍODO
DE REALIZAÇÃO
|
BREVE
DESCRIÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA META
|
ATIVIDADES
REALIZADAS
|
Meta 1 - Questões de Pesquisa
|
A
questão de pesquisa surgiu do
interesse das crianças no lagarto que aparecia todos os dias na pracinha da
escola. A situação problema era que algumas crianças diante da curiosidade,
jogavam paus pedras no bichinho. Ao
ouvir os diálogos espontâneos das crianças pude encontrar a situação problema
em questão.
|
O
período foi de 15\04 à 18\04
|
A turma
em questão passou pelo período de adaptação de maneira tranquila entre a
maioria dos alunos. O tema encontrado foi trazido para a rodinha nestes dias
e conversamos sobre o que é um projeto. Por tratar-se de uma turma de
educação infantil, claro que a linguagem utilizada foi bastante simples.
Nestes
momentos também aproveitei para fazer as anotações dos diálogos das crianças,
também recolhi informações que mais tarde catalogadas deram origem as
certezas e dúvidas do projeto.
|
Roda de
conversa.
As
crianças tiraram fotos com meu auxílio do lagarto e depois passei as fotos no
data show para conversarmos a partir da observação de imagens.
|
Meta 2 - Dúvidas e Certezas
|
De 22\04 à 24\04
|
Elaboração de um painel do
projeto.
|
Fiz um grande painel com as
fotos do lagarto tiradas pelas crianças, e escrevi as certezas e dúvidas em
tiras de papel com os nomes de que fez a pergunta ou tinha a certeza. Cada um
procurava suas tiras fazendo o reconhecimento do nome e eu as lia depois
colocavam no mural.
|
|
Meta 3 – Mapa Conceitual
|
Elaborar a partir dos
interesses dos alunos, um mapa conceitual que trate sobre o tema.
|
De 25\04 à 26\04
|
Como as crianças são muito
pequenas eu montei o mapa conceitual a partir dos diálogos delas.
|
Esquematizei no papel depois no
computador.
|
Meta 4 – Plano de Ação
|
Utilizar diferentes estratégias
para prosseguimento do projeto, mídias digitais, histórias, músicas e
colaboração das famílias.
|
De 29\04 à 09\06
|
Utilizei diferentes atividades
para conduzir o projeto, pesquisas em diferentes esferas e participação das famílias.
|
Primeiro descobrimos no
laboratório de informática através da
pesquisa na tela interativa que o lagarto que mora na escola é chamado de
Teiú ou Teju;
Vimos imagens do lagarto;
Descobrimos como são seus ovos
e assistimos o nascimento de um lagarto;
Pesquisamos o que ele como e
descobrimos que vinha na escola comer João Bolão; Experimentamos a fruta que
trazia nosso amigo ao quintal da escola;
Desenhamos o lagarto;
As famílias foram convidadas a
pesquisar algo (imagens ou informações) e contribuir para nosso mural;
Descobrimos sobre o cuidado que
devemos ter com os animais através de histórias e canções;
E a importância da preservação
da espécie, pois ajuda no controle depragas.
|
sábado, 5 de agosto de 2017
Quadro do projeto Um Lagarto no Jardim
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário