sábado, 5 de agosto de 2017

Quadro do projeto Um Lagarto no Jardim

METAS
OBJETIVOS
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
BREVE DESCRIÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA META
ATIVIDADES REALIZADAS
Meta 1 - Questões de Pesquisa
A questão  de pesquisa surgiu do interesse das crianças no lagarto que aparecia todos os dias na pracinha da escola. A situação problema era que algumas crianças diante da curiosidade, jogavam paus  pedras no bichinho. Ao ouvir os diálogos espontâneos das crianças pude encontrar a situação problema em questão.
O período foi de 15\04 à 18\04
A turma em questão passou pelo período de adaptação de maneira tranquila entre a maioria dos alunos. O tema encontrado foi trazido para a rodinha nestes dias e conversamos sobre o que é um projeto. Por tratar-se de uma turma de educação infantil, claro que a linguagem utilizada foi bastante simples.
Nestes momentos também aproveitei para fazer as anotações dos diálogos das crianças, também recolhi informações que mais tarde catalogadas deram origem as certezas e dúvidas do projeto.
Roda de conversa.
As crianças tiraram fotos com meu auxílio do lagarto e depois passei as fotos no data show para conversarmos a partir da observação de imagens.
Meta 2 - Dúvidas e Certezas
De 22\04 à 24\04 
Elaboração de um painel do projeto.
Fiz um grande painel com as fotos do lagarto tiradas pelas crianças, e escrevi as certezas e dúvidas em tiras de papel com os nomes de que fez a pergunta ou tinha a certeza. Cada um procurava suas tiras fazendo o reconhecimento do nome e eu as lia depois colocavam no mural.
Meta 3 – Mapa Conceitual
Elaborar a partir dos interesses dos alunos, um mapa conceitual que trate sobre  o tema.
De 25\04 à 26\04 
Como as crianças são muito pequenas eu montei o mapa conceitual a partir dos diálogos delas.
Esquematizei no papel depois no computador.
Meta 4 – Plano de Ação
Utilizar diferentes estratégias para prosseguimento do projeto, mídias digitais, histórias, músicas e colaboração das famílias.
De 29\04 à 09\06 
Utilizei diferentes atividades para conduzir o projeto, pesquisas em diferentes esferas e participação das famílias.
Primeiro descobrimos no laboratório  de informática através da pesquisa na tela interativa que o lagarto que mora na escola é chamado de Teiú ou Teju;
Vimos imagens do lagarto;
Descobrimos como são seus ovos e assistimos o nascimento de um lagarto;
Pesquisamos o que ele como e descobrimos que vinha na escola comer João Bolão; Experimentamos a fruta que trazia nosso amigo ao quintal da escola;
Desenhamos o lagarto;
As famílias foram convidadas a pesquisar algo (imagens ou informações) e contribuir para nosso mural;
Descobrimos sobre o cuidado que devemos ter com os animais através de histórias e canções;
E a importância da preservação da espécie, pois ajuda no controle depragas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário