quinta-feira, 4 de maio de 2017

Projeto Galerinha da Horta

PROJETO DE APRENDIZAGEM: Galerinha da Horta

Ano/turma: 3° ano A, 2012.                                                          
Nome da professora: Franciele Rosa dos Santos da Silva
Data de início:  Abril
Situação Problema: A  ideia do projeto veio a partir do interesse das crianças pelo assunto horta, como eles participam do projeto de educação ambiental já possuem algum conhecimento na área e surgiu daí o interesse em aprofundar os conhecimentos nesta área. Foi proposta a turma uma eleição onde seriam votados os assuntos de maior interesse e curiosidade, surgiram muitos assuntos, porém os principais eram voltados para horta e meio ambiente. Então, a turma decidiu por maioria de votos que o assunto estudado seria este.

Justificativa:
A horta escolar tem como foco principal integrar as diversas fontes e recursos de aprendizagem, integrando ao dia a dia da escola gerando fonte de observação e pesquisa exigindo uma reflexão diária por parte da turma e dos envolvidos neste processo, incentivando a tomada de atitudes de mudança social, a fim de utilizar o meio ambiente de maneira sustentável.
O projeto visa proporcionar possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicas por permitir práticas em equipe explorando a multiplicidade das formas de aprender.


Objetivos:

·        Valorizar a importância do trabalho e cultura do homem do campo;
·        Identificar técnicas de manuseio do solo e manuseio sadio dos vegetais;
·        Conhecer técnicas de cultura orgânica;
·        Estabelecer relações entre o valor nutritivo dos alimentos cultivados;
·        Compreender a relação entre solo, água e nutrientes;
·        Identificar processos de semeadura, adubação e colheita;
·        Conhecer pela degustação os diferentes alimentos cultivados bem como nomeá-los corretamente;
·        Cooperar em projetos coletivos;
·        Buscar informações em diferentes fontes de dados para propor avanços a desenvolvimento de técnicas;
·        Análise e reflexão sobre prejuízos dos desperdícios alimentares;
·        Compreender a importância de uma alimentação equilibrada para a saúde;
Missão:
Reconhecer os processos de plantio, colheita e cuidados com horta socializando com os ademais alunos da escola e a sociedade em geral, tomando consciência e conscientizado a respeito do uso sustentável do meio ambiente.

Certezas  provisórias:

ñ Temos que regar as plantas;
ñ Verduras são boas para o corpo;
ñ As plantas tomam água;
ñ Temos que cuidar para não quebrar as plantas pois elas morrem;
ñ Legumes fazem a gente crescer;
ñ Não pode colocar muita água nas plantas se não elas se afogam;
ñ Tem que afofar a terra antes de plantar;
ñ Tem plantas que não podem ser plantadas em qualquer lugar.
Índice:

ñ Como se planta?
ñ De onde vieram as plantas? Por que as pessoas começaram a plantar?
ñ Por que temos que comer verduras?
ñ Todas as verduras fazem bem para a saúde?
ñ Como devemos cuidar da horta para ela não estragar?
ñ Como as plantas tomam água?
ñ Como são produzidas as sementes?
ñ Dá pra fazer suco de verdura?
ñ Tomate é fruta ou verdura afinal?
ñ Por que as coisas apodrecem?
ñ Tem dia certo para plantar?

Estratégias: Para entendermos melhor nossos questionamentos e procurar sanar nossas dúvidas, vamos usar de diferentes estratégias como pesquisas, trocas de saberes com alunos de outras turmas, pais e comunidade, passeios de estudo, DVD's, musicas, brincadeiras, reportagens, peças teatrais e muito mais tornado a aprendizagem dos assuntos lúdica e divertida.

Atividades de socialização para envolver alunos, professores e comunidade: A turma irá socializar o projeto através de iniciativas de reciclagem, compostagem e plantio de alimentos. A partir dos alimento plantados serão realizadas diferentes culinárias formando um livro de receitas para as famílias incentivando a alimentação sudável, e o uso correto do meio ambiente. Propor a horta doméstica envolvendo as famílias no processo de aprendizagem.

Possíveis atividades a serem desenvolvidas nas áreas de:

·        Linguagem -  Pesquisas, leituras de textos diferentes ( científicos, informativos, histórias...), produção de diferentes tipos de textos e receitas utilizando o assunto, teatros, danças e músicas envolvendo o assunto, debates e palestras, jogos e brincadeiras que utilizem a linguagem corporal para p processo de aprendizagem.



·        Pensamento Lógico-Matemático -  Cálculos e problemas matemáticos envolvendo o assunto,
estudos relacionados ao tempo do plantio, épocas do ano e meses para o plantio de espécies de plantas diferentes...


·        Ciências Sociais e Naturais -  Plantio e cuidado com as plantas, diferenciar especies e suas necessidades, realizar diferentes culinárias utilizando alimentos naturais e saudáveis, entender os processos de alimentação das plantas, conhecer os micro-organismos relacionados ao processo presentes na hora e nos alimentos, conhecer os tipos de solos e sua influência no plantio, pesquisar os tipos de agrotóxicos usados nas lavouras brasileira e sua influência em nossa saúde.
Formas de socialização do projeto: Rodas de conversa, palestras, convite aos pais para diferentes atividades,  apresentação de teatros e músicas...



Sistema de avaliação do projeto: O projeto será avaliados a partir de diferentes atividades como trabalhos, textos conversas, oralidade, mudança de comportamento...

2 comentários:

  1. Olá Franciele,
    Você deve postar textos reflexivos, não apenas uma reprodução de trabalhos.Fale um pouco sobre como foi para escolher o tema do projeto, como é trabalhar desta forma.
    Att,
    Tutora Rocheli

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  2. Franciele! Peço que coloque a que semana se refere a postagem de recuperação, por exemplo: #primeirasemanademarço
    Abraços

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