PROJETO DE APRENDIZAGEM: Galerinha
da Horta
Ano/turma:
3° ano A, 2012.
Nome
da professora: Franciele Rosa dos Santos da Silva
Data
de início: Abril
Situação
Problema: A ideia do projeto veio a partir do interesse
das crianças pelo assunto horta, como eles participam do projeto de educação
ambiental já possuem algum conhecimento na área e surgiu daí o interesse em
aprofundar os conhecimentos nesta área. Foi proposta a turma uma eleição onde
seriam votados os assuntos de maior interesse e curiosidade, surgiram muitos
assuntos, porém os principais eram voltados para horta e meio ambiente. Então,
a turma decidiu por maioria de votos que o assunto estudado seria este.
Justificativa:
A horta
escolar tem como foco principal integrar as diversas fontes e recursos de
aprendizagem, integrando ao dia a dia da escola gerando fonte de observação e
pesquisa exigindo uma reflexão diária por parte da turma e dos envolvidos neste
processo, incentivando a tomada de atitudes de mudança social, a fim de
utilizar o meio ambiente de maneira sustentável.
O projeto
visa proporcionar possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicas
por permitir práticas em equipe explorando a multiplicidade das formas de
aprender.
Objetivos:
·
Valorizar a importância do trabalho e cultura do
homem do campo;
·
Identificar técnicas de manuseio do solo e manuseio
sadio dos vegetais;
·
Conhecer técnicas de cultura orgânica;
·
Estabelecer relações entre o valor nutritivo dos
alimentos cultivados;
·
Compreender a relação entre solo, água e
nutrientes;
·
Identificar processos de semeadura, adubação e
colheita;
·
Conhecer pela degustação os diferentes alimentos
cultivados bem como nomeá-los corretamente;
·
Cooperar em projetos coletivos;
·
Buscar informações em diferentes fontes de dados
para propor avanços a desenvolvimento de técnicas;
·
Análise e reflexão sobre prejuízos dos desperdícios
alimentares;
·
Compreender a importância de uma alimentação
equilibrada para a saúde;
Missão:
Reconhecer os
processos de plantio, colheita e cuidados com horta socializando com os ademais
alunos da escola e a sociedade em geral, tomando consciência e conscientizado a
respeito do uso sustentável do meio ambiente.
Certezas provisórias:
ñ Temos que regar as plantas;
ñ Verduras são boas para o corpo;
ñ As plantas tomam água;
ñ Temos que cuidar para não quebrar as
plantas pois elas morrem;
ñ Legumes fazem a gente crescer;
ñ Não pode colocar muita água nas
plantas se não elas se afogam;
ñ Tem que afofar a terra antes de
plantar;
ñ Tem plantas que não podem ser
plantadas em qualquer lugar.
Índice:
ñ Como se planta?
ñ De onde vieram as plantas? Por que
as pessoas começaram a plantar?
ñ Por que temos que comer verduras?
ñ Todas as verduras fazem bem para a
saúde?
ñ Como devemos cuidar da horta para
ela não estragar?
ñ Como as plantas tomam água?
ñ Como são produzidas as sementes?
ñ Dá pra fazer suco de verdura?
ñ Tomate é fruta ou verdura afinal?
ñ Por que as coisas apodrecem?
ñ Tem dia certo para plantar?
Estratégias:
Para entendermos
melhor nossos questionamentos e procurar sanar nossas dúvidas, vamos usar de
diferentes estratégias como pesquisas, trocas de saberes com alunos de outras
turmas, pais e comunidade, passeios de estudo, DVD's, musicas, brincadeiras,
reportagens, peças teatrais e muito mais tornado a aprendizagem dos assuntos
lúdica e divertida.
Atividades
de socialização para envolver alunos, professores e comunidade: A turma irá socializar o projeto
através de iniciativas de reciclagem, compostagem e plantio de alimentos. A partir
dos alimento plantados serão realizadas diferentes culinárias formando um livro
de receitas para as famílias incentivando a alimentação sudável, e o uso
correto do meio ambiente. Propor a horta doméstica envolvendo as famílias no
processo de aprendizagem.
Possíveis
atividades a serem desenvolvidas nas áreas de:
·
Linguagem
- Pesquisas, leituras de textos diferentes (
científicos, informativos, histórias...), produção de diferentes tipos de
textos e receitas utilizando o assunto, teatros, danças e músicas envolvendo o
assunto, debates e palestras, jogos e brincadeiras que utilizem a linguagem
corporal para p processo de aprendizagem.
·
Pensamento
Lógico-Matemático - Cálculos e problemas matemáticos
envolvendo o assunto,
estudos
relacionados ao tempo do plantio, épocas do ano e meses para o plantio de
espécies de plantas diferentes...
·
Ciências
Sociais e Naturais - Plantio e cuidado com as plantas,
diferenciar especies e suas necessidades, realizar diferentes culinárias
utilizando alimentos naturais e saudáveis, entender os processos de alimentação
das plantas, conhecer os micro-organismos relacionados ao processo presentes na
hora e nos alimentos, conhecer os tipos de solos e sua influência no plantio,
pesquisar os tipos de agrotóxicos usados nas lavouras brasileira e sua
influência em nossa saúde.
Formas de
socialização do projeto:
Rodas de conversa, palestras, convite aos pais para diferentes atividades, apresentação de teatros e músicas...
Sistema de
avaliação do projeto:
O projeto será avaliados a partir de diferentes atividades como trabalhos,
textos conversas, oralidade, mudança de comportamento...
Olá Franciele,
ResponderExcluirVocê deve postar textos reflexivos, não apenas uma reprodução de trabalhos.Fale um pouco sobre como foi para escolher o tema do projeto, como é trabalhar desta forma.
Att,
Tutora Rocheli
Franciele! Peço que coloque a que semana se refere a postagem de recuperação, por exemplo: #primeirasemanademarço
ResponderExcluirAbraços