terça-feira, 13 de outubro de 2015

Para educar temos que nos reeducar...



Educar uma infância pós-moderna

Depois de tantas reflexões, leituras e conversas sobre as infâncias realmente esta é uma questão intrigante... “Como educar uma infância pós-moderna?” Vivemos em uma sociedade extremamente consumista, onde as relações já não tem o mesmo valor. Passamos nossa trajetória desejando coisas e perdendo pessoas pela falta de tempo, pela correria de nossos dias, pelo nosso vício na tecnologia... Como não poderia ser diferente estamos criando uma infância carente de vínculos e cheia de produtos.
O apelo das mídias pelo consumo e toda essa fragilidade das relações afeta nossas crianças, falta-nos tempo para a brincadeira o que é compensado por produtos, brinquedos e roupas de moda. A” indústria da infância” lucra cada vez mais com a suposta necessidade em obter um celular da moda os 5 anos e quem sabe acesso ilimitado a internet aos 10.
O que vemos em nossas escolas são crianças extremamente carentes, e não digo apenas carentes de afeto, mas carentes de criatividade. Crianças que tem uma imensa dificuldade em elaborar um texto, brincar coletivamente ou participar de algo lúdico, reflexo de nosso individualismo. Extremamente agressivas e ao mesmo tempo ansiosas por uma simples conversa ou alguém que lhes ouça.
Ao pensar sobre  questão proposta para reflexão penso que educar uma infância em meio ao pós-modernismo significa reeducar-se. Não existe maior fonte de aprendizado do que o exemplo. Como poderemos exigir que s crianças conversem, larguem os vídeo-games e os celulares se nós mesmos em um encontro com amigos ficamos presos ao wats? Como cobraremos de nossas crianças que brinquem na rua, montem brinquedos e criem histórias se ninguém s ensinar? Se nunca separamos um tempo para contar-lhes histórias, ensinar a jogar taco na rua ou deixarmos tomar um banho de chuva?
Sensibilidade é a palavra, é o nosso alvo, é algo a pensar... Mais afeto e valorização das relações em detrimento ao consumo.  Na verdade não há uma resposta, há novas questões para refletirmos...

3 comentários:

  1. Franciele
    Não percebi nenhuma postagem da interdisciplina de Escolarização, quando falas em educar essa infância pós moderna,como sugestão... poderia fazer relação com a infância descrita no livro Maquinaria, que traz como era vista e tratada o ser criança(infância).
    Bjs Lú.

    ResponderExcluir
  2. Oi Lú já fiz sim várias postagens sobre a disciplina só não estou postando em ordem... Dá uma olhadinha lá já escrevi algumas coisas sobre o maquinaria aki http://portifoliofrancielesilva.blogspot.com.br/2015/09/a-maquina-escolar.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bju Lú...Ah as vezes esqueço de marcar a interdisciplina nos marcadores...kkkk Um abraço nos falamos!!!

      Excluir