Trago para reflexão em meu portfólio o texto do link abaixo que foi trazido para discussão em minha última reunião pedagógica, o intuito é repensarmos s datas comemorativas no espaço escolar e muitas reflexões vieram a minha cabeça e quero dividir...
Primeiramente, quero parabenizar a pessoa que escreveu pois o texto é muito bem escrito e extremamente questionador. Mas, ao mesmo tempo que concordo com muitas ideias e questões levantadas, como a importância de ter significado para as crianças o que será comemorado(concordo plenamente com isso), senti falta de uma abordagem mais lúdica tendo em vista que a escola em questão é de Educação Infantil e a minha também.
Como crianças que ainda estão em processo de construção da fala e da capacidade de comunicação podem ser tão questionadoras? Bem, em teoria acho muito legal e altamente aplicável no Ensino Fundamental, mas para os pequenos? Ainda temos muito o que pensar, principalmente pela questão principal que traz... O significado que as datas devem ter para as crianças.
A criança precisa ser levada a compreender porque uma data é legal para ser comemorada... Também me preocupo bastante com a forma que me soa a palavra LAICA (Laico significa o que ou quem não pertence ou não está sujeito a uma religião ou não é influenciado por ela. O termo “laico”
tem sua origem etimológica no grego laikós que significa “do povo”.
Está relacionado com a vida secular (mundana) e com atitudes profanas
que não se conjugam com a vida religiosa), vivemos em uma sociedade cheia de preconceitos, extremamente preocupada com o consumismo, talvez preocupada demais para perceber e doar tempo para nossas crianças. Fico me perguntando sobre o papel de resgate da escola, o resgate às relações... Trabalhamos com crianças e para que nosso trabalho tenha sucesso é de extrema importância que pensemos na importância das relações, da afetividade, da esperança e da fé em um mundo mais justo e uma sociedade melhor. A escola é um espaço que vi muito além da transmissão de conhecimento é um espaço de resgate, descoberta e talvez possamos pensar esses dias legais como oportunidades de aproximar as pessoas, as relações e a diversão. Sei lá só acho...
DIAS LEGAIS PARA COMEMORAR – NOSSA VISÃO SOBRE DATAS COMEMORATIVAS

Nenhum comentário:
Postar um comentário