segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Desafios corporais na alfabetização...

     Recebi o desafio de criar dois jogos envolvendo as vogais e o corpo na interdisciplina Fundamentos da Alfabetização... Como vocês sabem trabalho em uma turminha de FE2 na Educação Infantil e resolvi pensar jogos que pudessem ser aplicados com meus pequenos. Quebrei a cabeça pensando e acho que tive duas ideias bem legais... Alguém tem outras??? Vamos compartilhar ideias a alfabetização começa desde cedo!!!

Desafios corporais na alfabetização...

Jogo 1 Vamos passear na floresta?

- O piso não deve ser escorregadio, e o ideal é que haja rampas com pouca inclinação para subir e descer engatinhando ou escadas de poucos degraus.
- Espalhe colchonetes se alguma atividade envolver risco de queda.
- Coloque equipamentos que dêem suporte às crianças, como almofadas para as que estão começando a sentar e pufes, caixas de papelão e uma barra para as que querem ficar em pé.

-Em meio ao percurso colocar várias vogais em EVA, pedir que as crianças recolham essas letras pelo caminho e coloquem em  um grande pote no final do percurso...

Cada frase que o professor disser será repetida pelas crianças:
"Vamos passear na floresta?"
"Então, vamos!" (caminhar pelo espaço)
"Xiii! Olha lá! Um rio!"
"Vamos passar?"
"Por cima não dá!" (esticar o corpo)
"Por baixo não dá!" (abaixar o corpo)
"Então vamos nadar?" (movimentar os braços)
O jogo prossegue com variações nas propostas de movimentos:
"Xiii! Olhá lá! Uma árvore! Vamos subir?" (movimentar braços e pernas, como se estivesse subindo)
"Uma caverna! Vamos entrar?" (arrastar-se pelo chão ou andar agachado)
Entrando na caverna, o professor diz:
"Xiii! Está tudo escuro!" (fechar os olhos e tocar nos colegas)
"Xiii! Uma cauda comprida... um pêlo macio... um focinho gelado... É uma onça! Vamos correr?" (correr, fazendo o caminho inverso)
"Xii! Uma caverna! Vamos sair? Xii! Uma árvore! Vamos subir? Xii! Um rio! Vamos nadar? Xii! Uma casa! Vamos entrar? Xii! Uma porta! Vamos fechar?" (deitar no chão)


Para concluir:
"Ufa! A onça não pegou ninguém! Ainda bem!" (descansar)

Separar caixas com uma vogal na frente de cada uma e pedir que as crianças comparem a grafia das letras que recolheram e coloquem na caixa correta.

Jogo 2 _ Não caia no rio...
Desenhar as vogais com cordas de diferentes espessuras... As crianças deverão tentar passar sobre a corda equilibrando-se para não cair, pois o pátio está cheio de jacarés famintos. DICA: Durante a atividade explorar muito a ludicidade e a imaginação das crianças, pode separar alguns amigos para serem os jacarés. Estes tentam pegar seus colegas enquanto passam de uma letra para outra.
Um musica que pode ser cantada durante a brincadeira:
“Eu vi, eu vi
Eu vi um jacaré...
Será que ele queria pegar no meu pé? (variar mão, barriga...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário