sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Consciência Fonológica na FE2-Ludicidade, alegria, diversão e meleca... É claro!!!!

As atividades que escolhi para exemplificar em meu relatório são atividades que apliquei em minha turminha de FE2 anos, na EMEI Floresta Encantada em Novo Hamburgo. Ambas foram feitas  a partir da história Cachinhos de Ouro  contada pela escritora Ana Maria Machado.
Primeiramente contei a história utilizando como recurso somente o livro, durante  contação reforcei bastante a troca de vozes entre os personagens, convidando-os a participar deste momento. Para mostrar a diferença entre as vozes (sons agudos, graves) convidei as crianças a ouvir instrumentos musicais tais como tambor, chocalhos, guizos... Eles manipularam os instrumentos procurando imitar os sons.
No dia seguinte convidei as crianças a contar  história com materiais concretos, com os personagens... Enquanto exploravam a oralidade as crianças iam incorporando os personagens e mostrando toda a criatividade!!
 E que tal para uma atividade de manipulação de materiais de desenho e escrita utilizarmos a comidinha que os ursos mais gostam... Mingau de tinta!!!!!

                E é assim, com muita meleca, ludicidade e alegria que pensamos a consciência fonológica na Educação Infantil!!!
                                              







Um comentário:

  1. Olá Franciele,
    Fico feliz em ver que está envolvida com as atividades da interdisciplina de fundamentos da alfabetização.
    bjo
    Rocheli

    ResponderExcluir