Refletindo
sobre a leitura da semana 7 da interdisciplina Escola, cultura e sociedade e o Projeto Político Pedagógico de minha escola
percebo pontos em comum no que se refere a valorização dos diferentes saberes. Sabe-se
bem, que a visão antiga de escola, onde os saberes estavam centrados no
conhecimento apenas formal, deletando o saber popular e outras fontes de conhecimento,
precisa ser superado. Este modelo de
ensino acabava por tornar o professor em um ser superior portador de todo o
conhecimento e o aluno apenas um receptor de todo o saber formal.
Dentro do PPP
de minha escola e acredito que na maioria das escolas da atualidade, existe uma
busca por uma nova concepção, onde professor e aluno interagem participando da
construção de saberes de uma forma cooperativa. Além disso, existe a troca
entre os pares e a inserção da comunidade no ambiente escolar, o que só
enriquece o aprendizado. O aluno já não
é mais considerado uma folha em branco, mas sim um ser cheio de conhecimentos
prévios e portador de uma visão pessoal de mundo, que precisa ser
constantemente questionado e orientado em seu processo de aprendizagem.
A participação
da comunidade dentro deste processo, portando agora vez e voz, tem enriquecido muito
o conhecimento nas escolas. Este saber dito, “informal”, aliado a teorias e
descobertas científicas torna o ensino muito mais significativo e próximo da
linguagem do aluno. Além disso, as quatro paredes da sala de aula não são o único
espaço do aprender, que se ampliou para outros espaços sociais, onde tanto
professor ,quanto aluno e a comunidade podem trocar experiências e saberes para
um verdadeiro aprendizado.
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