quarta-feira, 1 de julho de 2015

Os diferentes tipos de saber: formal, informal, a sala de aula, a comunidade.



Refletindo sobre a leitura da semana 7 da interdisciplina Escola, cultura e sociedade e o Projeto Político Pedagógico de minha escola percebo pontos em comum no que se refere a valorização dos diferentes saberes.   Sabe-se bem, que a visão antiga de escola, onde os saberes estavam centrados no conhecimento apenas formal, deletando o saber popular e outras fontes de conhecimento, precisa ser superado.  Este modelo de ensino acabava por tornar o professor em um ser superior portador de todo o conhecimento e o aluno apenas um receptor de todo o saber formal.
Dentro do PPP de minha escola e acredito que na maioria das escolas da atualidade, existe uma busca por uma nova concepção, onde professor e aluno interagem participando da construção de saberes de uma forma cooperativa. Além disso, existe a troca entre os pares e a inserção da comunidade no ambiente escolar, o que só enriquece o aprendizado.  O aluno já não é mais considerado uma folha em branco, mas sim um ser cheio de conhecimentos prévios e portador de uma visão pessoal de mundo, que precisa ser constantemente questionado e orientado em seu processo de aprendizagem.
A participação da comunidade dentro deste processo, portando agora vez e voz, tem enriquecido muito o conhecimento nas escolas. Este saber dito, “informal”, aliado a teorias e descobertas científicas torna o ensino muito mais significativo e próximo da linguagem do aluno. Além disso, as quatro paredes da sala de aula não são o único espaço do aprender, que se ampliou para outros espaços sociais, onde tanto professor ,quanto aluno e a comunidade podem trocar experiências e saberes para um verdadeiro aprendizado.

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