Corporeidade...Uma reflexão sobre o semestre!!!
Corporeidade-
epistemologias e vivencias do aprender com o professor Clésio José dos Santos
me fez vivenciar toda minha corporeidade e entender mais sobre o
desenvolvimento de meus alunos. Aprendi que não podemos tratar corpo e mente
como elementos separados, afinal, o ser humano é um todo e por tanto, o
desenvolvimento de ambos se completa, corporeidade é o que define esse processo
perfeito. Também pude compreender o quão importante é entender o processo de
aprendizagem e o funcionamento do cérebro, a fim de criar oportunidades para o
desenvolvimento pleno de meus alunos.
Falei
muito em minhas postagens sobre a psicomotricidade, uma prática que já defendia
e fui procurar maior embasamento teórico para fundamentá-la em meus trabalhos. Toda
esta busca também me possibilitou perceber o quanto essa é uma prática
importante principalmente na faixa etária em que trabalho, e que a mesma é
fundamental para o desenvolvimento da corporeidade de meus alunos. O termo
psicomotricidade foi utilizado pela primeira vez no ano de 1900, por Wernick e
veio com o intuito de fazer relação entre o psíquico e o motor, relacionando
por certo o termo mais utilizado na interdisciplina: a corporeidade.
A
partir destas reflexões enriqueci ainda mais estes momentos com propostas
desafiadoras e criativas. Passei a buscar atividades mais desafiadoras, com o
uso de diferentes materiais (sucatas, elementos da natureza, materiais de arte,
obstáculos motores...), buscando desenvolver equilíbrio, coordenação motora,
percepção espacial e outras habilidades tão importantes para o desenvolvimento
infantil.
“A
coordenação global e a experimentação levam a criança a adquirir a dissociação
de movimentos. Isso significa que ela deve ter condições de realizar múltiplos
movimentos ao mesmo tempo, cada membro realizando uma atividade diferente”
Oliveira (2008, p. 41).
Nenhum comentário:
Postar um comentário