terça-feira, 14 de julho de 2015

Corporeidade...Uma reflexão sobre o semestre!!!



Corporeidade- epistemologias e vivencias do aprender com o professor Clésio José dos Santos me fez vivenciar toda minha corporeidade e entender mais sobre o desenvolvimento de meus alunos. Aprendi que não podemos tratar corpo e mente como elementos separados, afinal, o ser humano é um todo e por tanto, o desenvolvimento de ambos se completa, corporeidade é o que define esse processo perfeito. Também pude compreender o quão importante é entender o processo de aprendizagem e o funcionamento do cérebro, a fim de criar oportunidades para o desenvolvimento pleno de meus alunos.


Falei muito em minhas postagens sobre a psicomotricidade, uma prática que já defendia e fui procurar maior embasamento teórico para fundamentá-la em meus trabalhos. Toda esta busca também me possibilitou perceber o quanto essa é uma prática importante principalmente na faixa etária em que trabalho, e que a mesma é fundamental para o desenvolvimento da corporeidade de meus alunos. O termo psicomotricidade foi utilizado pela primeira vez no ano de 1900, por Wernick e veio com o intuito de fazer relação entre o psíquico e o motor, relacionando por certo o termo mais utilizado na interdisciplina: a corporeidade.


A partir destas reflexões enriqueci ainda mais estes momentos com propostas desafiadoras e criativas. Passei a buscar atividades mais desafiadoras, com o uso de diferentes materiais (sucatas, elementos da natureza, materiais de arte, obstáculos motores...), buscando desenvolver equilíbrio, coordenação motora, percepção espacial e outras habilidades tão importantes para o desenvolvimento infantil.

A coordenação global e a experimentação levam a criança a adquirir a dissociação de movimentos. Isso significa que ela deve ter condições de realizar múltiplos movimentos ao mesmo tempo, cada membro realizando uma atividade diferente” Oliveira (2008, p. 41).

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