quinta-feira, 30 de abril de 2015

Primeiras atividades!Desafio!

Olá povo! Andei meio sumida, mas vim para comentar sobre as primeiras atividades!!!!Minha nossa... Muita coisa... Fiquei totalmente perdida no início principalmente em relação aos filmes e textos, procurando uma conexão... Depois de muita reflexão consegui enfim, fazer minha resenha. Aqui vão alguns trechos das minhas reflexões:
         O tema abordado em ambos os filmes é de cunho social, com tudo provendo de uma licença poética para tratar de assuntos tão densos como conflitos políticos e a segregação de uma sociedade cheia de preconceitos.  Observando tais conceitos  é  possível  criar  uma  ligação  entre  ambas  as narrativas, uma traz a história de dois meninos de classes sociais distintas dividindo seus conflitos pessoais em meio a uma escola que busca deixar de ser elitista e curvar-se ao socialismo, em uma  época de conflitos e mudanças políticas no Chile. 

         Já o filme Macunaíma, inspirado na obra do grande escritor brasileiro Mário Andrade, traz  uma  reflexão  sobre  a  sociedade  brasileira  representada  por  seu  “herói”  preguiçoso  e  mau caráter, que embora seja grande é imaturo em suas atitudes e concepções.  O autor ainda brinca com expressões indígenas, e crenças populares satirizando a linguagem coloquial tão valorizada na época em que escreveu a obra. Fica a indagação: Que povo é esse que tem preconceito de suas próprias raízes linguísticas, suas origens, suas crenças e o seu próprio contexto social? Como a escola pode contribuir para quebrar estes paradigmas?
            Cabe a escola e ao professor como agente direto da educação quebrar este paradigma sócio cultural de que a escola é apenas um transmissor de saber, cuja finalidade é a diplomação ou o vestibular. A escola precisa levar em conta o saber popular, a cultura de nosso povo, a pluralidade social e cultural de nosso país para que assim, seja capaz de formar cidadãos críticos e capazes de transformar a realidade da sociedade na qual estão inseridos. 

         


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