segunda-feira, 11 de abril de 2016

Ludicidade e Educação


"A aventura da aprendizagem é altamente lúdica..." Prof Darli Soares

              Inicio aqui meu breve relato sobre nossa maravilhosa aula de ludicidade  e educação, parafraseando a professora Darli. Nesta aula observamos através de divertidos jogos que nos foram proporcionados o quanto o jogo lúdico na prática vai muito além de uma simples brincadeira. Dentro de suas falas as professoras Tânia e Darli foram nos mostrando o quanto na "aventura da aprendizagem" tais práticas são ricas e significativas. A brincadeira, o jogos e suas tramas são uma peça fundamental no trabalho pedagógico enriquecendo e possibilitando a aprendizagem de uma maneira divertida. Além da diversão, a proposta lúdica nos permite uma resolução de conflitos pelo viés da criança, uma possibilidade para trabalhar com problemas como indisciplina e até com casos mais sérios como abuso e agressão.
                   Além das brincadeiras e relatos assistimos a dois vídeos maravilhosos 'Natureza Brincante" e "O fim do Recreio", retratam a importância do brincar para a criança segundo suas próprias experiências. A brincadeira faz parte do cotidiano da criança que diferente muitas vezes do que se pensa, não necessita de produtos, jogos e brinquedos caros para se divertir. A criança é um ser social capa de utilizar a riqueza do meio em que está em seu processo de elaboração do brincar. Dentro da brincadeira há uma série de regras e combinações, por vezes veladas, que enriquecem a problemática da brincadeira. Além disso, o brincar age de maneira interdiscipinar, no momento que a criança necessita para participar de um mesmo jogo, utilizar os conhecimentos adquiridos em várias áreas. 
                             Termino aqui meu relato cheio de vontade de aprender mais sobre este maravilhoso mundo com um trecho do poema Apenas Brincando de Anita Wadley:

..."Porque enquanto eu brinco estou aprendendo.
    Estou aprendendo a ter prazer e ser bem sucedido no trabalho.
    Eu estou me preparando para amanhã.
    Hoje, eu sou uma criança e o meu trabalho é brincar."

Nenhum comentário:

Postar um comentário