sexta-feira, 26 de junho de 2015

Pedagogia da Autonomia- Paulo Freire... Reflexões



O professor Dr. Paulo Freire propõe a pedagogia da autonomia no sentido de uma proposta que respeita a dignidade e a própria autonomia do aluno. Nessa perspectiva a autonomia vai sendo construída, vivenciada e descoberta pelo próprio educando com muita liberdade. A autonomia é fundamental para a dignidade humana, mas não é algo que nasce conosco ela vai sendo conquistada e é papel do educador proporcionar situações que permitam que esta construção aconteça.
Além dessa autonomia pessoal Paulo Freire também propõe que a autonomia seja também sócio-política, o cidadão necessita conhecer seus direitos para libertar-se das opressões e exercer sua cidadania. Para Freire cidadania e autonomia andam juntas, a autonomia torna o sujeito capaz de exercer a cidadania. A partir dessa conquista emancipatória o sujeito torna-se capaz de interagir socialmente, criticamente e intervir na sociedade.
A autonomia é a liberdade de ideias, é ser capaz de pensar por si mesmo abrindo mão da passividade para ser agente de transformação.
      Partindo deste principio de construção da autonomia com meus alunos proponho muitas atividade, tenho uma turma de faixa etária dois e a autonomia é muito prática no processo de aprendizagem desta faixa etária. Trabalho muito com atividades que auxiliem cada vez mais em processos simples do dia-a-dia, como alimentar-se sozinho, deixar as fraldas, ir ao banheiro, colocar e tirar casacos, guardar e cuidar de seus objetos pessoais.
Em minha sala de aula tenho muitos espaços que possuem as fotos dos alunos onde são guardados os objetos pessoais deles, isso proporciona a oportunidade de reconhecerem seus objetos e poderem guarda-los sozinhos. Isso acontece no banheiro com as toalhinhas, escovas de dente em outros espaços como os escaninhos ode ficam as mochilas.
Outra prática que tenho é a adoção de espaços criadores, os cantinhos que promovem a liberdade de escolha pelas crianças. Ao brincar na sala eles tem acesso à casinha, a cozinha, ao espaço de arte (onde permanentemente está a disposição materiais de pintura e folhas), a biblioteca com livros próprios para a idade e o espaço da beleza com adereços para cabelo e maquiagem. A adoção destes espaços traz aprendizagens e experiências enriquecedoras para mim e para eles.
Além disso, está é uma fase em que a conquista da oralidade está se iniciando e contribuir para que isso aconteça é, por certo, uma construção muito importante para a conquista da autonomia pelas crianças. Enfim, são muitas as práticas que refletem a autonomia pregada por Paulo Freire e com certeza são muitas as contribuições que esta leitura dá para que essas práticas sejam ainda mais enriquecidas.

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