terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Registro fotográfico na Educação Infantil

Sobre o registro fotográfico como ferramenta de aprendizagem e documentação das atividades na Educação Infantil destaco este trecho do livro As Cem Linguagens da Criança:

… é um modo de transmitir aos pais, aos colegas e aos visitantes o potencial das crianças, suas capacidades em desenvolvimento e o que ocorre na creche. Naturalmente, também, torna as crianças conscientes da consideração que os adultos têm por seus trabalhos. Finalmente, as exposições ajudam os professores na avaliação dos resultados de suas atividades e contribuem para seu próprio avanço profissional.

  




Uma memória organizada por fotos se apresenta como possibilidade de aprendizagem ou indica possibilidade de manipulação?


As memórias organizadas por fotos na Educação Infantil são uma ferramenta muito importante fazendo parte da documentação pedagógica que rege o trabalho com as crianças. Acima trago algumas fotos que fazem parte do registro de uma atividade que fiz em uma turminha de faixa etária 2 anos, nela as crianças exploraram livremente um espaço com frutas e gelatina sobre o plástico bolha, em uma vivência, sensorial, e lúdica envolvendo uma série de objetivos e possibilidades. O registro fotográfico em um espaço como este significa uma memória fotográfica que permite ver as particularidades da vivência para cada criança.  Em momentos como este o registro escrito tomaria muito mais tempo e por estar escrevendo poderia perder muitas particularidades, pensando nisso minha prática docente tem muitos registros fotográficos e vídeos. Eles permitem que observe o momento fazendo as intervenções necessárias com atenção e tenha um registro para mais tarde com clama e olhar sensível possa fazer o registro escrito do momento vivenciado. A possibilidade de aprendizagem também é imensa neste caso, pois através dos registros, das memórias deste momento posso perceber o que interessou as crianças, quais foram as potencialidades e dificuldades que apresentaram, para então planejar as próximas vivencias. Assim, mesmo com crianças tão pequenas onde a linguagem ainda é um desafio, é possível criar projetos e sequências de aprendizagens realmente significativas para os pequenos.