sábado, 17 de setembro de 2016

Escolas que são Asas...

Nesta semana a cadeira Seminário Integrador em seu Eixo IV, nos deleitou com um de meus textos favoritos do Rubem Alves, uma reflexão profunda sobre o sistema de ensino e todas as dificuldades que envolvem um ensino de qualidade. Precisamos sempre pensar em nossas propostas de ensino e no que estamos realmente proporcionando na escola, ela precisa ser um espaço para alegria, aprendizagem e ludicidade.

Pensando nisso, quero dividir com vocês um momento lúdico que tive esta semana na escola, fiz uma hora do conto para toda a escola sobre A Lenda do João-de-Barro, pensando nas comemorações alusivas a Semana Farroupilha. Olha que legal e o barrigão, claro, me acompanhando!!!KKK
 

Vivendo um Momento Lindo... Hora de Conciliar...

Ainda não tinha dividido aqui em meu portfólio a grande notícia do doa ano!!! Estou gravidinha!! Descobri em março e neste segundo semestre vou acompanhar um pouquinho mais á distância as aulas pois já estou de licença, não estou conseguindo dirigir, mas isso por certo não vai impedir minhas postagens e participação no semestre. Enfim, terei uma linda princesa Pérola, que chega no início de dezembro para iluminar e alegrar ainda mais a minha vida...



Slides do Works...

Quero dividir com vocês os slides do meu works, neles dá pra conferir um pouquinho mais do que trata meu trabalho...













Workshop...

              A cada novo workshop busco em meio as minhas leituras e vivências do semestre vinculadas a minha prática diária, uma palavra ou frase que possa interligar as aprendizagens, que retrate essa ligação entre o que foi proposto mostrando interdisciplinaridade do curso e meu cotidiano em sala de aula. Diferente dos semestres anteriores que ao longo do percurso esta palavra já vinha latente, desta vez uma reflexão mais profunda foi necessária. Afinal, como interligar aprendizagens que embora extremamente significativas me parecessem tão diversas? E mais, como interligar tudo isso ao meu objeto de estudo, trabalho e paixão, a Educação infantil? Foi em meio a uma de minhas leituras extras que encontrei a resposta! A palavra é DIREITO, enquanto lia a Base Nacional Comum Curricular encontrei a seguinte referência ao Estatuto da Criança e Adolescente o ECA:
                            “(...)que as instituições educativas assegurem o direito das crianças ao cuidado, a                                          proteção, a saúde, a liberdade, a confiança, ao respeito, a dignidade, a cultura,                                       as artes, a brincadeira, a convivência e a interação com outros/as meninos/as.”                                                                                                                              ( Brasil, 2016, p.54.) 
             Estava ali minha resposta! Uma das disposições dos direitos da Criança que faz a interligação entre tudo o que acredito e defendo como educadora infantil e todas as interdisciplinas do semestre. Ufa! Que alívio, já tinha um ponto de partida e agora tudo pareceria tão obvio e claro que só restava passar para o papel o que me inquieta e me move em mais um semestre de profundas aprendizagens.