segunda-feira, 21 de março de 2016

Argumentos e Evidências Um nova abordagem na escrita


Como estamos revendo e refletindo sobre nossas postagens trago para uma nova abordagem uma postagem do dia 16/10/2015 http://portifoliofrancielesilva.blogspot.com.br/2015/10/visita-pracinha-espacos.html que traz uma visita a pracinha próxima da escola com o seguinte relato:

"Visitar espaços públicos, brincar, se divertir, conhecer, empossar-se do que é da comunidade é um exercício de cidadania!!! Este é um espaço NOSSO, e por este motivo chamamos a atenção de todos para o cuidado com a limpeza e conservação do mesmo. Comunidade e poder público devem zelar por espaços como este que oportunizam momentos tão felizes para os nossos pequenos!!!"
Achei importante teorizar e complementar essa postagem trazendo mais alguns argumentos que devem nos encorajar a tornar espaços como estes fontes para importantes aprendizagens.  Claro que a utilização de espaços públicos deve ser pensada com responsabilidade, muitas vezes espaços como este são perigosos por diversos motivos. O que precisamos é nos encorajar, procurar apoio e tentar ações que mostrem a comunidade o quanto espaços como este podem ser e são significativos aos nossos pequenos. 
Para Gomes (2002) o abandono dos espaços públicos se deve a um confinamento dos terrenos de sociabilidade, com a vivência ocorrendo cada vez mais em espaços fechados. Existe uma multiplicação de espaços comuns, mas esses, não são públicos, desta forma produz o esvaziamento do espaço público.
Isso faz com que cada vez mais as experiências  de nossas crianças sejam em espaços fechados e que essa noção de pertencimento e por tanto, cuidado com o que é público seja suprimida.

Segundo Agda Sardenberg, coordenadora executiva e especialista em educação integral da Associação Cidade Escola Aprendiz, qualquer espaço público tem potencial educativo. Mas, a praça, – por sua característica aberta – tem um poder ainda maior. Por ser um local agregador de variadas tribos, grupos e pessoas, a praça permite a descoberta e resgate da memória, história e cultura locais.
É nela que toda a população pode estar sem pagar nada, aproveitando-a para se divertir, conversar, brincar no playground ou jogar dominó. Segundo Agda, estar na praça é mais do que ocupar um espaço público; é também um exercício de cidadania, pois tudo o que dialoga ou se expressa no espaço pode se tornar uma oportunidade de reflexão e de descobertas.
                                                           

Construindo Argumentos e Evidências: Qualificando o Blog

Neste início de semestre o Seminário Integrador Eixo III, nos convida a repensar nossas postagens no blog. Pensando nos aspectos que envolvem uma escrita de qualidade destaco minha postagem do dia 04/12/2015 http://portifoliofrancielesilva.blogspot.com.br/2015/12/projeto-pracinha-virou-piscina.html. Nesta postagem trago com riqueza de detalhes e parte do embasamento teórico usado meu projeto "A pracinha Virou Piscina", projeto este trabalhado em minha turminha de FE2 do ano passado. Penso que o blog é um espaço rico de troca de aprendizagens e um lugar para repensarmos nossa prática cotidiana. O texto traz lindas fotos que enriquecem a escrita, mostrando diferentes atividades que fazer parte do cotidiano da educação infantil. O texto traz a estrutura de projetos e alguns autores e literatura usadas durante este trabalho, o que qualifica esta como uma postagem a ser destacada.
                                      

sexta-feira, 18 de março de 2016

E... Mais um semestre se inicia!

Mais um semestre se iniciando, cheio de novas expectativas, novas aprendizagens e novos olhares sobre a nossa prática.Depois de um  final de semestre maravilhoso, férias merecidas, é hora de recomeçar... E mais uma vez utilizar este espaço como um pequeno diário onde compartilho minhas vivências no mundo da Educação Infantil e no Pead!Vamos lá!?!