sexta-feira, 26 de junho de 2015

Avaliar...








Pedagogia da Autonomia- Paulo Freire... Reflexões



O professor Dr. Paulo Freire propõe a pedagogia da autonomia no sentido de uma proposta que respeita a dignidade e a própria autonomia do aluno. Nessa perspectiva a autonomia vai sendo construída, vivenciada e descoberta pelo próprio educando com muita liberdade. A autonomia é fundamental para a dignidade humana, mas não é algo que nasce conosco ela vai sendo conquistada e é papel do educador proporcionar situações que permitam que esta construção aconteça.
Além dessa autonomia pessoal Paulo Freire também propõe que a autonomia seja também sócio-política, o cidadão necessita conhecer seus direitos para libertar-se das opressões e exercer sua cidadania. Para Freire cidadania e autonomia andam juntas, a autonomia torna o sujeito capaz de exercer a cidadania. A partir dessa conquista emancipatória o sujeito torna-se capaz de interagir socialmente, criticamente e intervir na sociedade.
A autonomia é a liberdade de ideias, é ser capaz de pensar por si mesmo abrindo mão da passividade para ser agente de transformação.
      Partindo deste principio de construção da autonomia com meus alunos proponho muitas atividade, tenho uma turma de faixa etária dois e a autonomia é muito prática no processo de aprendizagem desta faixa etária. Trabalho muito com atividades que auxiliem cada vez mais em processos simples do dia-a-dia, como alimentar-se sozinho, deixar as fraldas, ir ao banheiro, colocar e tirar casacos, guardar e cuidar de seus objetos pessoais.
Em minha sala de aula tenho muitos espaços que possuem as fotos dos alunos onde são guardados os objetos pessoais deles, isso proporciona a oportunidade de reconhecerem seus objetos e poderem guarda-los sozinhos. Isso acontece no banheiro com as toalhinhas, escovas de dente em outros espaços como os escaninhos ode ficam as mochilas.
Outra prática que tenho é a adoção de espaços criadores, os cantinhos que promovem a liberdade de escolha pelas crianças. Ao brincar na sala eles tem acesso à casinha, a cozinha, ao espaço de arte (onde permanentemente está a disposição materiais de pintura e folhas), a biblioteca com livros próprios para a idade e o espaço da beleza com adereços para cabelo e maquiagem. A adoção destes espaços traz aprendizagens e experiências enriquecedoras para mim e para eles.
Além disso, está é uma fase em que a conquista da oralidade está se iniciando e contribuir para que isso aconteça é, por certo, uma construção muito importante para a conquista da autonomia pelas crianças. Enfim, são muitas as práticas que refletem a autonomia pregada por Paulo Freire e com certeza são muitas as contribuições que esta leitura dá para que essas práticas sejam ainda mais enriquecidas.

sábado, 6 de junho de 2015

Pedagogia!!!


Interdisciplina Escola, Cultura e Sociedade

          Se pensarmos nas mudanças provocadas pelas novas tecnologias, na sociedade atual, nós professores temos mais um desafio pela frente: entender como estas mudanças afetam a escola e modificam nosso papel em sala de aula. Esta interdisciplina tem nos ajudado a entender as mudanças ocorridas na sociedade e como elas modificam a função da escola e do professor na sociedade. 
      A docência é desafiadora em todos os sentidos. Como se já não bastasse a rotina da própria profissão, os eventuais problemas com alunos e pais, enfim, os desafios do dia-a-dia da profissão docente, ainda há uma crise na educação nunca antes vista e, sobretudo, sem ponto de partida e de chegada, ou seja, a escola se encontra num estado de extrema desorientação (TEDESCO,1998). Nosso maior desafio docente é ter uma formação contínua, sempre. 
Respeitar, entender e lidar com toda essa pluralidade é, com certeza, um imenso desafio!!! 

Interdisciplina Escola Projeto Pedagógico e Currículo

                      Esta interdisciplina veio para resgatar nosso olhar principalmente no que se refere ao Projeto Político Pedagógico de nossas escolas e nossa prática diária de sala de aula. Com textos desafiadores e que produziram questionamentos importantes, resgatamos e discutimos as propostas de nossas escolas.  Afinal, é o PPP que define a identidade da nossa escola e indica caminhos para ensinar com qualidade.

  • É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo.
  • É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.
  • É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.
  •                       

                            


Interdisciplina Corporeidade- Epistemologia e vivências do aprender

O que dizer das aulas do professor Clésio? Aulas interativas e reflexivas, o tempo todo desafiando nosso conhecimento, colocando em conflito nossas certezas e criando novas respostas para antigos questionamentos... Lindo de ver!!!
                                            " A aprendizagem é evolucionária!!"
                                                    "Ler é melhor que estudar."
                 "Para entender como ensinar, é preciso entender como se aprende."
Enfim, são pérolas e pérolas que poderia citar... Mas penso que ao relatar minhas aprendizagens preciso mostrar parte do meu trabalho na escola... Escolhi algumas fotos de momentos de psicomotricidade, uma prática que adoro e que penso ser maravilhosa por buscar o desenvolvimento integral e não só uma "educação física"...
 
 
 
" A criança é sinestésica- atua no mundo com todos s sentidos. Canta enquanto desenha, dança enquanto canta, vira uma cambalhota enquanto declama uma poesia- tudo junto."
                                                                                                      Barbieri, 2012.

#LutandoPelaEducação

         Achei importante destacar em meu blog a luta dos professores de Novo Hamburgo, do quais faço parte com orgulho, durante trinta dias de greve!! A maior greve da história do município, foram dias de luta, constância e muita determinação, e com certeza muito acrescentaram em minha aprendizagem... Fiquei nestes dias refletindo sobre nossas aprendizagens no curso, os textos que lemos e nossas conversas o desejo de uma educação de qualidade e como nosso comprometimento nesta busca vai além de sala de aula! Sim, nossas aulas nestes dias foram de cidadania e pude colocar em prática o que buscamos em nossa filosofia: "Formar cidadãos críticos e participativos na sociedade em que estão inseridos, conscientes de seus direito e deveres!'' NADA MELHOR DO QUE O EXEMPLO PARA ENSINAR!!!!